Este website usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no website aceita que os usemos. Para saber mais, por favor leia os Termos de Utilização.

Partilhar nas Redes Sociais

Radiação UV cortina
Como cuidar dos óculos de solComo cuidar dos óculos de sol

Como cuidar dos óculos de sol

Uma simples ida à praia ou piscina pode ditar o fim destes parceiros imprescindíveis de verão. Aprenda a proteger e a manter em boas condições qualquer par de óculos.

Há problemas nos óculos que são impossíveis de corrigir, como umas lentes riscadas, por exemplo. Especialmente nesta altura do ano, mas também em qualquer outra situação, importa cuidar dos óculos de sol corretamente para que estes durem e se mantenham impecáveis a longo prazo.

1. Limpar as lentes

A tendência é agarrar na primeira peça de tecido que encontramos para fazer uma limpeza rápida às lentes. O que significa que simples dedadas podem causar danos irreversíveis se não forem limpas de forma adequada. Não use lenços de papel nem roupas, já que estes podem deixar riscos nas lentes.

Lentes limpas não só garantem durabilidade aos óculos como favorecem a visão nítida.

Use um pano de microfibra. Estes devem ser lavados frequentemente, sem adicionar amaciador à lavagem. Não use produtos limpa-vidros nem saliva. Opte por borrifar o pano com uma solução própria sem álcool – não aplique o spray diretamente nas lentes! – ou usar um toalhete de limpeza já preparado e sem aditivos prejudiciais.

2. Lavar

Para retirar a areia, poeira ou resíduos de água do mar ou de piscina, opte por lavar os óculos. Aliás, esta prática deve ser feita pelo menos uma vez por semana, em qualquer altura do ano. Passe por água a temperatura ambiente e adicione umas gotas da solução para lentes sem álcool ou de sabão neutro. Esfregue e passe novamente por água corrente, secando depois com um pano ou microfibra.

Cuidado com o sol excessivo! Não deixe os óculos durante longos períodos ao sol, nem no porta-luvas nem no saco da praia. A exposição ao calor pode provocar deformações e descoloração, assim como danificar o tratamento das lentes.

3. Guardar

Levar os óculos na cabeça pode dar muito jeito para segurar o cabelo durante um almoço ou durante uma ida ao mar, da mesma forma que deixá-los pendurados ao pescoço pode parecer a solução mais eficaz numa pausa momentânea. No entanto, qualquer uma destas situações pode ser prejudicial para os óculos. Basta um vento mais forte ou um descuido para estes caírem e sofrerem danos irrecuperáveis. A probabilidade de a armação ficar desalinhada é muito grande e o desgaste é mais acentuado em menos tempo.

O mais importante é evitar deixar os óculos em locais inapropriados. Leve sempre consigo uma caixa firme para guardar corretamente os óculos – com as lentes viradas para cima! – sempre que não os estiver a usar. Tenha em atenção as superfícies irregulares que possam provocar quedas e, se pratica algum desporto, use óculos apropriados, com lentes mais resistentes e garanta as condições de segurança necessárias para si.

Não molhe os óculos! Isto porque a água salgada oxida as lentes. Já nas armações de massa, pode torná-las quebradiças e levar à perda de cor e brilho.