Este website usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no website aceita que os usemos. Para saber mais, por favor leia os Termos de Utilização.

Partilhar nas Redes Sociais

Crianças cortina
Não descure a higiene ocular da famíliaNão descure a higiene ocular da família

Não descure a higiene ocular da família

Os olhos são, por si só, órgãos limpos que já têm um sistema de proteção, mas nem por isso devemos descuidar a higiene regular.

Chegou o verão, tempo de férias e de descanso. É nesta época que deixamos de lado a rotina e abraçamos a preguiça, gozando de uns merecidos dias de repouso, enquanto damos as boas-vindas ao sol e ao calor. Mas nem tudo pode ser deixado de lado e há hábitos que, mesmo de férias ou em períodos de maior relax, devemos manter. A higiene ocular da família é um deles.

Uma visão perfeita e saudável depende de uma boa higiene ocular, até porque devemos ter em conta o facto de os olhos estarem diariamente expostos a todo o tipo de agressões – como bactérias, vírus, poluição, vento, maquilhagem, entre outros riscos – que podem ser causadoras de sérios problemas de saúde.

Lavar a cara não basta

Se uma das primeiras coisas que todos os membros da família fazem quando se levantam da cama é lavar o rosto, então saiba que estão no caminho certo. Mas não é suficiente! É importante fazer uma cuidada lavagem dos olhos, incluindo pálpebras e pestanas. Esta higiene ocular diária é tão importante quanto lavar os dentes regularmente. Esta ação vai ajudar a prevenir, tratar ou diminuir a intensidade de algumas doenças relacionadas com este órgão, como as alergias oculares, as blefarites, as conjuntivites ou olho seco.

Cinco pontos a ter em conta

  1. Antes de levar as mãos aos olhos, lave-as! Água e sabonete são suficientes para garantir que qualquer sujidade fica por ali. Entre as lavagens, nunca esfregue os olhos com as mãos, de forma a prevenir as infeções oculares.
  2. Ao lavar os olhos opte pela água corrente para toda a superfície dos olhos, incluindo pestanas, sobrancelhas e pálpebras. Se preferir, pode associar soluções de higiene específicas para essa região.
  3. Use óculos escuros na rua, já que estes funcionam como barreiras contra o vento e o pó que as pálpebras e as pestanas não conseguem combater. Opte por lentes com proteção adequada.
  4. Aumente a lubrificação. Durante o verão, o tempo está mais seco, pelo que a utilização de gotas pode ajudar a lubrificar os olhos. Ar condicionado e exposição prolongada aos dispositivos digitais também podem ser especialmente prejudiciais.
  5. Remova a maquilhagem: este hábito de lavar a cara completamente antes de dormir deve ser incentivado, sendo benéfico não só para os olhos como também para a saúde da pele da face.

Com lentes de contacto, cuidados redobrados


Os utilizadores de lentes de contacto podem ser dos mais prejudicados em termos de saúde ocular, se não seguirem os cuidados necessários. Uma limpeza inadequada, bem como a proveniência duvidosa da lente, é um dos principais erros a evitar. Lembre-se sempre de que as lentes estão em contacto direto com os olhos, motivo pelo qual se torna determinante mantê-las muito bem limpas.
Opte por soros específicos para as lentes de contacto, que integram já conservantes antissépticos adequados ao olho.