

Partilhar nas Redes Sociais
Férias são muitas vezes sinónimo de quilómetros passados na estrada. Calor, encandeamento e falta de descanso são fatores importantes a ter em conta na segurança rodoviária.
Nem sempre valorizamos todas as condições quando nos fazemos à estrada. Se sentimos mais cansaço, tomamos um café. Se fazemos a viagem durante as horas de maior calor, ligamos o ar condicionado. E se a luz do sol dificulta a condução, fazemos por aguentar até passar. Estas condições podem ter impacto nos acidentes de viação e devem ser valorizadas.
Certamente já sentiu incómodo causado pela luz do sol refletida na estrada, no para-brisas ou até no painel de instrumentos. Este fenómeno acontece mais frequentemente ao amanhecer e ao anoitecer, quando o sol está mais baixo e mais exposto nos dias com menos nuvens. São situações que dificultam a visão, os movimentos, as formas e as distâncias. Para diminuir o impacto do reflexo da luz, opte por usar óculos de lentes solares polarizadas, que aumentam o conforto e a segurança, e melhoram ainda a perceção das cores e dos contrastes. Se possível, evite conduzir nestas alturas: faça uma pausa de 30 minutos ou adiante/atrase o horário de partida de forma a não coincidir.
Uma boa visão garante:
1. Perceção do ambiente envolvente – sinais rodoviários, peões, outros veículos, interrupções;
2. Reação mais rápida a situações inesperadas;
3. Capacidade de conduzir em condições de luz variável – com luz do sol ou durante a condução noturna.
Não acontece só à noite! E não, um simples café pode não ser suficiente para nos manter totalmente despertos. A sonolência faz com que os reflexos sejam mais lentos. Além disso, é natural que o sol e o calor nos façam relaxar, fazendo com que a probabilidade de ocorrer algum acidente seja maior. Mantenha-se hidratado durante a viagem, pare assim que se sentir minimamente cansado e adote algum método para contrariar a fadiga – música, conversas, jogos –, sempre que estes não impliquem desatenção! Para contrariar o calor, pode ligar o ar condicionado, mas mantenha o ambiente húmido. Se não for possível usar um humidificador, use toalhas húmidas no tablier. Tenha em atenção ainda que o uso da recirculação do ar pode reduzir a quantidade de oxigénio e causar sonolência. Abra as janelas e deixe entrar ar fresco com frequência.
Mais de 90% das decisões e das ações ao volante dependem de uma boa visão
Uma limpeza geral ao carro é, normalmente, feita após a viagem. Antes nem sempre… Qualquer sujidade nos vidros e espelhos, assim como riscos e marcas, pode prejudicar a visibilidade, sobretudo em alturas de encandeamento. Antes de partir em viagem, faça uma limpeza geral e aproveite as paragens para manter os vidros limpos.
1. Faça consultas oculares regulares
2. Se usa óculos ou lentes, conduza sempre com eles
3. Use óculos de sol adequados à condução e às várias necessidades
4. Esteja especialmente atento na condução noturna
5. Mantenha a distância de segurança e tenha em atenção a velocidade