

Partilhar nas Redes Sociais
A fadiga visual afeta sete em cada 10 portugueses. Estes números aumentam por causa da utilização excessiva de dispositivos digitais.
A função do olho é garantir uma visão de qualidade ao longo de todo o tempo que a pessoa estiver acordada. Um olho saudável, em condições normais, não tem motivos para se cansar. Quando a visão dá sinais de fadiga é porque estamos a fazer um uso intensivo da vista ou porque temos alguma patologia ou condição anómala que obriga a um esforço adicional dos olhos para ver de forma correta.
Uma condução prolongada ou passar muito tempo à frente de ecrãs digitais pode estar a causar vista cansada, também conhecida como fadiga visual. Apesar de os sintomas serem incómodos, não é uma situação grave. Pode ser facilmente solucionada, aplicando algumas medidas que minimizam o mal-estar dos olhos. Só em situações extremas é que os sintomas da vista cansada ocultam uma doença que precisa de tratamento e de acompanhamento médico.
Alguns sinais de vista cansada são a dor de cabeça, os olhos lacrimejantes, cansaço, dificuldade em focar a vista e olho seco. Até há relativamente pouco tempo, era pouco comum estes sintomas manifestarem-se em jovens saudáveis. Mas a taxa de sobre-esforço ocular está a aumentar na população mais jovem devido à massificação da utilização de dispositivos digitais de forma excessiva, como os telemóveis, os computadores ou a televisão.
A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) referiu num comunicado, no ano passado, que mais de 50 por cento dos jovens entre os 18 e os 34 anos são afetados pela fadiga visual. Há pequenas ações no dia a dia que ajudam a evitar os sintomas da vista cansada e da fadiga visual digital. Na fotogaleria abaixo, explicamos algumas das medidas preventivas que pode aplicar.